Olá queridos interanaitors, como estão vocês?
Que saudades eu estava. Espero que vocês também. Durante essa semana estive muito ansioso para publicar essa matéria, que tinha previsto para amanhã (22/04/2016), mas devido a essa grande ansiedade que toma conta da equipe deste blog, resolvemos então, postá-la com um dia de antecedência.
Vocês já pensaram em estar andando naturalmente na rua e se deparar com o Bono (vocalista do U2) (vídeo) ? Isso pode acontecer na Irlanda, em uma famosa rua, a Graton Street, onde esse astro costuma cantar como se fosse um desconhecido, causando até um certo "alvoroço". Claro, essa grande estrela, tentando parecer um anônimo, não deve enganar por muito tempo, tendo em vista a legião de fãs espalhadas pelo mundo todo. Nossos leitores devem estar se perguntando, "mas que 'bulhufas' tem a ver isso com a série Brasileiros Fora do Brasil?" E uma das dúvidas do nosso blog é se a nossa entrevistada pode ou não, ter se deparado com o Bono, já que, essa entrevista foi enviada diretamente de Dublin (capital irlandesa).
![]() |
Foto: Amanda Mariano (na Itália) - Arquivo Pessoal |
Essa dúvida que o Interação News tem, aguardaremos em nossos comentários, a resposta da nossa querida entrevistada. Por falar em nossa entrevistada, vamos as devidas apresentações. Ela se chama Amanda Mariano (30) (foto), é jornalista e apesar de pequenininha, meiga com jeitinho de menina, ela é uma mulher forte e guerreira, a qual demonstramos aqui nossa sincera admiração.
![]() |
Foto: Amanda Mariano (em Dublin) - Arquivo pessoal |
Amandinha escolheu a Irlanda, segundo ela, pelo custo benefício, pela facilidade de obtenção de visto e também por sua localização geográfica, visto que, para cumprir outro de seus objetivos, que era de viajar por mais países da Europa, partindo-se da Irlanda, o acesso se torna mais fácil. Outra razão que implicou na escolha deste destino, por nossa entrevistada, foi o idioma predominante na Irlanda, o inglês, o qual Amanda já falava fluentemente no Brasil, mas tinha o objetivo de aprimorar.
![]() |
Foto - Amanda em frente ao Malahide Castle and Gardens |
Quando questionada sobre a recepção dos Irlandeses, a jornalista deu a seguinte declaração: "Fui muito bem recebida em Dublin. Os irlandeses são super amigáveis e simpáticos, então não tive muitos problemas de adaptação. Além disso, a capital irlandesa costuma receber gente das mais variadas nacionalidades ou para moradia fixa ou para turismo. Então, eu acredito que eles já estão acostumados com essa movimentação e recebem todos de braços abertos.
Eu não tive problemas para sair do Brasil, foi só uma questão de planejamento. Chegando lá, acho que a barreira inicial foi com o idioma, apesar de já falar inglês, ainda tinha dificuldades pela falta de vocabulário. Além disso, o sotaque dos irlandeses é muito forte e carregado, então a comunicação no início ficava um pouco complicada."
![]() |
Foto: Amanda Mariano (em Dublin) - Arquivo pessoal |
Amanda não teve acesso aos mais variados setores públicos e serviços prestados pela Irlanda, mas garante que em matéria de transporte público, os irlandeses são mais organizados que os brasileiros e alguns serviços de assistência social também são superiores aos serviços prestados no Brasil. Sobre a política irlandesa, Amandinha conta-nos que é difícil comparar com a brasileira, em virtude de questões culturais distintas entre os dois países e que apesar de ser uma república parlamentar, há um diálogo entre população e representantes políticos e, quando não satisfeita, a população protesta pacificamente. Além disso, destaca que os impostos são baixos e o dinheiro arrecadado, que não é muito, é aplicado em benefício da população.
![]() |
Foto: Amanda Mariano (alimentando um alce) - arquivo pessoal |
A nossa entrevistada afirma que está feliz, que o salário ofertado aos trabalhadores é suficiente para suprir as necessidades, as pessoas conseguem viver com dignidade, quem faz intercâmbio sempre é bem recebido, apesar de dificuldades que imigrantes passam de início, mas de fácil adaptação. Nesse momento, Amanda pretende retornar ao Brasil, pois seu objetivo era ficar um ano na Irlanda para aprimorar seu inglês. Apesar da saudade que sente de seus entes queridos, Amanda não se arrepende de sua decisão, que fora muito bem pensada e planejada e que surtiu nos resultados esperados e no momento da postagem dessa entrevista, ela já está no Brasil, matando essa saudade.
O Interação News, agradece de coração a nossa querida Amandinha, por ter nos cedido com tão boa vontade essa entrevista e torcemos para que tudo de certo em suas novas empreitadas. Um grande beijo!
![]() |
Foto: Amanda Mariano (Paisagem de Dublin) - Arquivo pessoal |
Quanto aos nossos leitores, esperamos que tenham curtido mais essa experiência e de saber um pouquinho sobre a Irlanda, que é um país lindo e vale a pena conhecer.
Há e não esqueçam de compartilhar!
Por: Vanderlei Pires
Que show sempre bom conhecer histórias motivadoras de coragem e determinação.
ResponderExcluirVerdade Beth, querida, obrigado pelo comentário e continue nos acompanhando. Grande beijo!
Excluir